Bebidas alcoólicas interferem nos exames de sangue?

Sim, especialmente na determinação dos triglicerídeos e gama-glutamiltransferase (GGT). Por isso, o ideal é não ingerir bebida alcoólica, pelo menos dois dias, antes de fazer o exame.

Com quantos dias de atraso já pode ser realizado o exame de gravidez no sangue?

Normalmente a partir do terceiro dia de atraso menstrual.

Fumar antes de colher exames causa alterações?

Em alguns casos sim, por isso, evite fumar antes da coleta.

  Meu médico dispensou o jejum, como devo proceder?

A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de  sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para adultos. Como o Laboratório é um apoio ao diagnóstico médico,devem ser seguidas as orientações que este determinar. Porém, é necessário  que o recepcionista seja informado para que o mesmo disponibilize as  informações necessárias no sistema para área técnica.

Para realizar a coleta de fezes, é preciso algum cuidado especial?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia e nem estar em jejum. Isso vale para quase todos os tipos de exame de fezes. O Laboratório não sugere o uso de laxantes para a coleta de fezes, esta orientação só pode ser dada pelo seu médico.

 Pode ser feita a coleta durante o período menstrual?

Os exames realizados no sangue podem ser realizados em qualquer fase do ciclo menstrual (mesmo durante a menstruação), sempre respeitando a orientação recebida pelo médico. A coleta de exames de urina e fezes, entretanto, deve ser evitada durante a menstruação uma vez que pode ocorrer a contaminação das amostras com sangue falseando resultados. Se possível aguardar dois dias após o término da menstruação. Porém, caso o exame seja urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, realizando assepsia no momento do exame e fazendo uso do tampão vaginal para que o sangue não se misture à urina.

Por que há orientação para desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer esse exame?

O primeiro jato de urina carrega células bactérias e secreção que normalmente podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio.

Posso colocar fezes na geladeira e entregar no dia seguinte?

Não recomendamos esta prática

 Todos os exames de Sangue têm que ser feito em jejum?

Nem todos. O tempo de jejum varia de acordo com o exame requisitado. Por exemplo, no caso da glicose é necessário de 8 a 12 horas de jejum, colesterol total e frações e triglicerídeos são necessárias de 12 a 14 horas. Já outros exames, como o grupo sanguíneo e hemograma, não sofrem influência da alimentação. Para maiores dúvidas o laboratório disponibiliza uma equipe técnica pronta a esclarecer o tempo de jejum ideal para cada exame.

Um homem pode fazer beta-HCG?

Sim. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

  Menstruação interfere nos exames?

Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar problema. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado, por isso algumas vezes a recepcionista pergunta qual a data da última menstruação.